terça-feira, 24 de novembro de 2009

dá que pensar


Na passada 2ª.feira, durante o intervalo, a realidade da comunidade da Gorongosa/Moçambique foi tema de conversa. Leiam esta notícia:
"Distrito da Gorongosa: o caso da criança albina isolada durante três anos:Derton Termo Zabo, de 4 anos de idade, residente na comunidade de Mbulaua, distrito de Gorongosa, viveu grande parte da sua vida confinado dentro de quatro paredes e nos limites do quintal da casa dos seus progenitores. Os pais tinham receio de dar a conhecer aos vizinhos e à comunidade da existência de um filho albino no seio do seu agregado familiar.
Durante este tempo, o rapaz que apresenta a pele e os pêlos de cor branca, os olhos de tom rosado e fotofobia, era preterido do convívio em círculo de amigos, passeios, entre outras liberdades, devido à sua alteração genética que o incapacita de fabricar a pigmentação necessária.
Quando adoecesse nunca era levado ao hospital. A mãe deixava o menino em casa e se dirigia sozinha ao clínico, ao qual explicava os sintomas (subjectivos, sujeitos à interpretação do próprio paciente) para a prescrição médica do filho a distância. Ela sempre mentia ao prescritor sobre a ausência do doente na consulta alegando que vive muito longe da unidade sanitária, pelo que era impossível levar o menino crescido ao colo e andar dezenas de quilómetros a pé para ser observado directamente pelo profissional de saúde.(continua aqui: http://www.gorongosa.net/pt/news-event/280709_Crianca_Albina/distrito-da-gorongosa-o-caso-da-criana-albina-isolada-durante-trs-anos


Se quiser saber mais sobre este assunto, vão ao site do Parque da Gorongosa e depois cliquem em Projecto de Restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário